Somos um nome
Casa Alemã






Os parasitas intestinais constituem um grave problema higiénico, não só nos animais de companhia, como também no Homem, porque geralmente existe um convívio estreito entre os cães e os seus donos, principalmente se estes forem crianças.
Mesmo que as infestações de parasitas não manifestem sinais clínicos visíveis, elas reduzem a vitalidade, as defesas imunitárias dos cães e o desenvolvimento geral, bem como o crescimento dos cachorros.
Nemátodos ou vermes redondos (lombrigas)
Os nemátodos são vermes de corpo cilíndrico, com duas extremidades pontiagudas, a boca e o ânus. Existe dimorfismo (diferenciação) sexual, e normalmente os machos são menores do que as fêmeas. 0 seu comprimento varia, segundo a espécie, entre um milímetro e um metro.
0 seu ciclo de desenvolvimento é quase sempre directo, não necessitando de hospedeiro intermediário. Põem diariamente um número elevado de ovos, que são eliminados nas fezes do cão, e que após alguns dias, tornam-se infestantes, quer sob a forma de ovos embrionados, quer sob a forma de larvas.
Quando são ingeridos por um novo hospedeiro, (outro cão),
e atingem o seu intestino, as larvas ingeridas ou eclodidas dos ovos embrionados, invadem os tecidos e órgãos do cão, por via sanguínea, podendo mesmo, no caso das cadelas gestantes, infestar os fetos.
Os nemátodos mais frequentes no cão são a Toxocara canis e o Ancylostoma caninum.
Este documento serve apenas como informativo, deverá sempre consultar o seu medico veterinário para criar o programa de desparasitação mais adequado para o seu cachorro.
.
DESPARASITAÇÃO
Os cachorros devem ser desparasitados depois dos 15 dias de idade,de duas em duas semanas até aos 2 meses e 1 vez por mês até aos 8 meses, depois disso será feita de 6 em 6 meses, caso tenha crianças pode optar por desparasitar de 4 em 4 meses.